Warning: file_get_contents(//fonts.googleapis.com/css?family=Roboto%3A400%2C700&subset=latin%2Clatin-ext): failed to open stream: No such file or directory in /home/sorocabaweb/www/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/minify/class-minify-group.php on line 1329
Saúde

Botulismo no bebê: o que é e principais sintomas

Botulismo no bebê: o que é e principais sintomas – Considerada uma doença Rara porém grave, o botulismo infantil é causada por uma bactéria que pode ser encontrada com facilidade no solo, contaminando assim água e alimentos.

Esta bactéria entra no organismo do bebê através de alimentos contaminados, e a partir deste momento começa a produção de uma toxina que resulta no aparecimento dos principais sintomas. Esta toxina no organismo do bebê pode resultar em um grave problema no sistema nervoso,  podendo até mesmo ser confundida com um acidente vascular cerebral.

O que é o botulismo ?

O botulismo é uma doença neuroparalitica grave, não é contagiosa e é causada por uma bactéria.

Considerada uma doença Rara, esta bactéria entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, por ser uma doença Rara, pode sim levar a óbito.Botulismo no bebê: o que é e principais sintomas

Principais sintomas do botulismo no bebê

Os sintomas iniciais do botulismo no bebê são bem parecidos com sintomas de uma gripe,  Porém na sequência ocorre a paralisia dos nervos e dos músculos da face e também da cabeça, na sequência evolui para os braços, pernas e também músculos respiratórios.

Os demais sintomas que podem aparecer são:

  •  dificuldade em engolir;
  •  sucção fraca;
  •  apatia;
  •  prisão de ventre;
  •  pupilas pouco reativas;
  •  letargia;
  •  irritabilidade;
  •  sonolência;
  •  perda de expressões faciais.

Devemos ressaltar que o botulismo no bebê pode ser facilmente confundido com paralisia de um acidente vascular cerebral, porém, caso não seja diagnosticado com rapidez, pode levar a óbito já que o quadro pode se agravar cada vez mais.

Tratamento para botulismo no bebê

O tratamento para o botulismo no bebê é feito a princípio como a lavagem estomacal e também intestinal, isso vai retirar qualquer tipo de alimento contaminado que ainda estiver no organismo do bebê.

Em alguns casos o médico pode receitar a hemoglobina anti botulismo intravenosa, Porém isso vai depender da decisão do médico.

Em alguns casos também vai ser necessário que o bebê respira com ajuda de aparelhos por alguns dias, e se o tratamento for feito de forma correta o bebê estará completamente recuperado, sem maiores consequências, dentro de alguns dias.. 

Como prevenir o botulismo

A melhor prevenção do botulismo é através dos cuidados no consumo, distribuição e também comercialização dos alimentos, tudo isso aliado a boa higiene na hora de consumir os mesmos.

Evite também a ingestão de alimentos em conservas que estiverem com latas estufadas, vidros embaçados,  embalagens danificadas.