Warning: file_get_contents(//fonts.googleapis.com/css?family=Roboto%3A400%2C700&subset=latin%2Clatin-ext): failed to open stream: No such file or directory in /home/sorocabaweb/www/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/minify/class-minify-group.php on line 1329
Saúde

Cistite: o que é e principais sintomas

Cistite: o que é e principais sintomas – Considerado uma infecção e uma inflamação da bexiga, a cistite ocorre através de uma bactéria que existe naturalmente no intestino e também no trato urinário porém pode atingir a uretra e chegar a bexiga, causando assim os principais sinais e sintomas de uma infecção.

Assim que  a cistite for identificada, é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes, evitando assim que a bactéria chegue até os rins e causa em maiores complicações.

Como aparecimento dos primeiros sintomas, é fundamental procurar um urologista ou um ginecologista para que o tratamento seja iniciado com rapidez.

Principais sintomas da Cistite

Os sintomas vão depender do estado em que infecção se encontra, caso a infecção e a inflamação esteja somente presente na bexiga, pode ocorrer sintomas como:

  •  febre baixa;
  •  vontade frequente de urinar;
  •  ardência ao urinar;
  •  queimação ao urinar.

Nos casos em que existe uma dor no fundo das costas, pode ser que a bactéria já tenha chegado aos rins, causando assim uma inflamação, sendo necessário o início do tratamento com agilidade.

O diagnóstico da Cistite não pode ser feito somente baseado em avaliação dos sintomas, já que os mesmos podem estar presentes em outras doenças do trato urinário, Por isso mesmo é importante que urologista, clínico geral ou ginecologista solicitem a realização de diversos exames para a confirmação e assim se dar início ao tratamento mais indicado.

Principais causas da Cistite

Quando falamos em principais causas da Cistite devemos falar que ela está totalmente relacionada a contaminação da bexiga com diversas bactérias vindas do trato urinário ou até mesmo do próprio intestino.

Porém as principais causas podem ser:

  •  contato íntimo sem prevenção;
  •   má higiene do local;
  •  doenças crônicas como diabetes;
  •  irritação por químicos;
  •  utilização de medicamentos que interferem na imunidade;
  •  baixa produção de urina;
  •  conexão anormal entre a bexiga e o trato urinário.

Tratamento para a cistite

Indicado pelo médico, o tratamento para a cistite é feito de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, podendo ser recomendado a utilização de antibióticos como amoxicilina.

O médico também pode recomendar banho de assento com vinagre, que possui propriedades que vão aliviar os sintomas. O banho de assento é feito utilizando duas colheres de vinagre para cada 3 litros de água, e o paciente deve lavar a região genital com essa mistura por cerca de 20 minutos.

Cistite na gravidez

É bastante comum que a Cistite apareça durante a gravidez, isso ocorre porque nesta fase a mulher possui um comprometimento natural do sistema imune, o que vai favorecer o aparecimento das infecções urinárias e também da Cistite.

Assim como a cistite, a cistite na gravidez apresenta os mesmos sintomas de uma infecção urinária, e o tratamento deve ser indicado por um ginecologista. Além disso Neste período é fundamental o aumento do consumo de água.