Warning: file_get_contents(//fonts.googleapis.com/css?family=Roboto%3A400%2C700&subset=latin%2Clatin-ext): failed to open stream: No such file or directory in /home/sorocabaweb/www/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/minify/class-minify-group.php on line 1329
Saúde

Escarlatina: O que é e os principais sintomas dessa doença

Escarlatina: O que é e os principais sintomas dessa doença – Considerada uma doença extremamente contagiosa e que realmente aparece em crianças entre os 5 e 15 anos de idade a escarlatina se manifesta através de febre alta, língua avermelhada vermelhidão na pele, pele com aspecto de lixa e com muita coceira.

Causada pela bactéria streptococcus Beta hemolítico do grupo A, esta é uma doença bastante comum na infância, porém que necessita tratamento com antibióticos.

Principais sintomas da escarlatina

Quando falamos em escarlatina, o primeiro sintoma e o mais característico da doença é o aparecimento de uma dor de garganta acompanhado de uma febre bastante alta,  porém a doença Pode sim vir acompanhada de outros sintomas, sendo eles:

  • Língua avermelhada, com coloração de framboesa;
  • Placas esbranquiçadas na língua;
  • Placas brancas na garganta;
  • Vermelhidão nas bochechas;
  • Falta de apetite;
  • Cansaço excessivo;Escarlatina: O que é e os principais sintomas dessa doença
  • Dor na barriga.

Além destes sintomas a pele também pode apresentar manchas avermelhadas, acompanhados de uma sensação de lixa, e após dois ou três dias da doença é comum que a pele começa a descamar.

Como se pega a escarlatina

A escarlatina tem sua transmissão através do ar pela inalação de gotículas originadas da tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

Em sua grande maioria a escarlatina aparece em crianças, porém pode também afetar adultos, já que a mesma pode acontecer até três vezes na vida, já que existem três formas diferentes da bactéria desta doença.

A maior taxa de transmissão desta doença ocorre na primavera e também no verão. Além disso, ambientes fechados como creches, escritórios, cinemas Podem sim favorecer a propagação da doença.

Diagnóstico de escarlatina – Escarlatina: O que é e os principais sintomas dessa doença

O diagnóstico da escarlatina é feito basicamente através da visualização dos sintomas, porém existem sim alguns exames laboratoriais que vão auxiliar na detecção da doença.

O médico pode solicitar exames como de cultura e também o teste rápido de pesquisa do estreptococo na garganta.

Como é feito o tratamento da escarlatina

O tratamento da escarlatina é feito à base de antibióticos que vão conseguir eliminar a bactéria no organismo da criança.

Em sua maioria o tratamento é feito com penicilina, porém nos casos em que existe alergia a este medicamento, o tratamento é feito com antibiótico eritromicina, que vai auxiliar a diminuir o risco de reações alérgicas a penicilina.

Este tratamento dura em média de 7 a 10 dias, porém, entre o segundo e o terceiro dia e já é possível verificar uma melhora dos sintomas ou até mesmo desaparecimento total deles.

Como prevenir a escarlatina

A prevenção da escarlatina é feita basicamente evitando o contato com pessoas infectadas, porém até o momento não existe nenhuma vacina ou nenhum medicamento para a prevenção Total desta doença.