Warning: file_get_contents(//fonts.googleapis.com/css?family=Roboto%3A400%2C700&subset=latin%2Clatin-ext): failed to open stream: No such file or directory in /home/sorocabaweb/www/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/minify/class-minify-group.php on line 1329
Saúde

Neoplasia o que é: sintomas e tratamentos

Neoplasia o que é: sintomas e tratamentos – Considerada uma massa de tecido anormal que pode surgir em diferentes partes do corpo, a neoplasia também pode ser chamada de tumor por alguns especialistas, ela possui características específicas de acordo com o local onde aparece além de, apresentar diferentes ritmos de crescimento e também riscos para a saúde diferenciados.

Diferença entre neoplasia, tumor e câncer

Quando falamos em neoplasia, devemos viver que é um tema muito amplo, que engloba todo o crescimento de um tecido de forma acelerado.

Quando falamos de câncer devemos dizer que ele ocorre quando acontece o desenvolvimento dessas células de forma agressiva, criando assim uma capacidade de afetar diversos outros órgãos.

Já no quesito tumor, quando ele é benigno não é considerado câncer pois apresenta uma proliferação mais lento das células, o que acaba não trazendo nenhum tipo de risco para a saúde

Causas da neoplasia

Até o momento não existe uma causa específica para o surgimento da neoplasia, muitos especialistas acreditam que é uma doença multifatorial, que pode aparecer por fatores genéticos, hereditárias ou externas.Neoplasia o que é: sintomas e tratamentos

Existem alguns fatores externos que já foram Associados à presença da neoplasia, sendo eles: 

  • Tabagismo
  • Consumo exagerado de produtos ultraprocessados
  • Poluição
  • Exposição a produtos químicos
  • Exposição solar sem proteção
  • Alguns tipos de vírus, como hepatite, HPV e HIV

Principais sintomas da neoplasia

Como já dissemos anteriormente existem diversas causas para o aparecimento dessa doença, Nem todas foram ainda identificados, acabam dificultando também a definição de todos os sintomas da mesma, já que podem variar de acordo com a área do corpo afetada, e a velocidade de crescimento da mesma.

De um modo geral alguns sintomas que já foram observados pelos médicos são: 

  • Aparecimento de nódulos locais
  • Manchas no corpo
  • Dor no peito
  • Tosse
  • Escarro sanguinolento
  • Dor de cabeça em diferentes intensidades

Devemos estar que o diagnóstico da neoplasia deve ser feito por um médico que vai levar em conta os sintomas presentes, associando-a qualidade de vida e diversos outros fatores como doenças e condições pré-existentes.

Exames como papanicolau são essenciais para identificar alterações no corpo decorrentes da neoplasia. 

Neoplasia tem cura? Neoplasia o que é: sintomas e tratamentos

Quando falamos em cura da neoplasia devemos ressaltar que ele está diretamente relacionado com o estágio em que o mesmo foi diagnosticado,  e também ao tipo de tumor presente.

Na maioria dos casos em que ocorre a descoberta precoce as chances de cura do paciente são muito maiores, além de ser possível um tratamento mais adequado para o quadro específico.

Prevenção da neoplasia

Como essa doença apresenta diferentes causas não existe uma fórmula segura para prevenção da neoplasia, porém algumas mudanças de hábitos podem auxiliar na prevenção do aparecimento.

Podemos citar uma melhora na alimentação, controle de vícios como o tabagismo E também o alcoolismo, utilização do protetor solar e acompanhamento médico com frequência para avaliação física.