Warning: file_get_contents(//fonts.googleapis.com/css?family=Roboto%3A400%2C700&subset=latin%2Clatin-ext): failed to open stream: No such file or directory in /home/sorocabaweb/www/wp-content/plugins/hummingbird-performance/core/modules/minify/class-minify-group.php on line 1329
Saúde

Otite média o que é e seus principais sintomas

Otite média o que é e seus principais sintomas – Considerado uma inflamação do ouvido, a otite média pode ocorrer devido a presença   de vírus ou bactérias no organismo, porém podem aparecer também através de infecções fúngicas, traumatismos ou alergias.

Muito mais comum em crianças, a otite Pode sim aparecer em pessoas de qualquer idade, provocando sintomas como dor de ouvido, secreção amarela ou esbranquiçada, perda de audição, febre e irritabilidade.Otite média o que é e seus principais sintomas

Principais sintomas da otite média

Conhecida também como otite intensa, a otite costuma surgir em sua maioria após um resfriado ou até mesmo após uma crise de sinusite.

É muito comum em bebês e crianças, a otite pode ser detectada pelo exame médico através do otoscópio, que mostra a presença do acúmulo de líquido e de outras alterações no ouvido.

Os principais sintomas da otite são:

  • presença de secreção nos ouvidos;
  • acúmulo de líquido nos ouvidos;
  • febre;
  • irritabilidade;
  • vermelhidão do tímpano;
  • perfuração do tímpano. 

Como identificar a otite

Nos bebês da otite é mais difícil de identificar já que os mesmos não conseguem expressar bem os sintomas e a dor que está sentindo. Porém é possível indicar uma otite quando o bebê tem dificuldade para amamentar, choro persistente, febre, irritabilidade e também quando o bebê leva a mão a orelha com certa frequência.

Caso exista estes sinais é importante Procurar atendimento médico para que seja feita uma avaliação. Caso ocorra a presença de mau cheiro no ouvido ou até mesmo a presença de pus é fundamental procurar o médico com rapidez pois indicam gravidade do estado da otite. 

Tratamento para otite

O médico irá determinar o tratamento da otite de acordo com a sua causa, e isso pode envolver o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, aliados a descongestionantes e anti-histamínicos para auxiliar na redução da dor, da congestão nasal e também de outros sintomas da otite.

Em alguns casos o médico pode solicitar a utilização de antibióticos entre 5 a 10 dias como a amoxicilina, isso ocorre caso os analgésicos e anti-inflamatórios não apresentem resultado ou alterações nos exames do tímpano.

Em alguns casos mais extremos pode ser necessário a cirurgia para que ocorra a drenagem do líquido do ouvido ou da timpanoplastia,  nos casos em que ocorre a perfuração do tímpano. 

Opções de tratamento caseiro para otite

Aliados ao tratamento médico, existem  algumas opções de tratamento caseiro que podem auxiliar no tratamento para otite.

Porém é importante ressaltar que eles devem ser aliados, o tratamento médico jamais deve ser substituídos pelo tratamento caseiro.

Algumas opções de tratamento caseiros São:

  •  beber bastante líquido;
  •  ficar em repouso evitando exercícios ou atividades desgastantes;
  •  alimentação saudável e equilibrada;
  •  realização de compressas morna na região externa no ouvido para aliviar a dor.